O Chão da Fábrica da Avaliação do Trabalho Docente Universitário
DOI:
https://doi.org/10.5216/bgg.v41.70204Resumo
O presente artigo investiga como as universidades públicas federais estão se reorganizando à forma das organizações sociais (OSs), emulando o itinerário histórico e social do Brasil ao mesmo tempo que sintetizam e desenvolvem processos de reificação. O texto expõe os nexos constitutivos dessa reorganização da universidade em suas tramas com a nação brasileira, tratando as mediações e os processos históricos que essas mudanças ocultam e desenvolvem no trabalho docente. A reificação emerge como categoria explicativa desse processo, tendo como substância as políticas de avaliação e de progressão docente como novas determinações do trabalho universitário.
Palavras-chave: Trabalho Docente; Reificação; Políticas de Avaliação.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2021-11-18 (4)
- 2021-10-17 (3)
- 2021-10-17 (2)
- 2021-10-17 (1)