ATIVISMO ALIMENTAR URBANO COMO LUTA PELA SOBERANIA ALIMENTAR NO OESTE DO CANADÁ DE 2014 A 2018

URBAN FOOD ACTIVISM AS STRUGGLE FOR FOOD SOVEREIGNTY IN WESTERN CANADA FROM 2014 TO 2018

Autores

  • Ricardo Barbosa Jr. University of Calgary, Calgary, Alberta, Canadá
  • Estevan Coca Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, Minas Gerais, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5216/bgg.v42.65226

Resumo

Nos últimos anos, além de ser utilizada como referência nas lutas de movimentos camponeses do Hemisfério Sul – característica central de sua ‘primeira geração’ – a soberania alimentar (SA) também tem sido incorporada em contextos urbanos do Hemisfério Norte, o que demarca sua ‘segunda geração’. Reconhecendo que ainda existe uma lacuna de estudos que abordem esse processo no contexto canadense, o presente trabalho tem como objetivo discutir a ‘segunda geração’ da SA em duas cidades do Oeste do Canadá: Vancouver, na Colúmbia Britânica e Calgary, em Alberta. Para essa análise, empregamos metodologias qualitativas de natureza exploratória para compreender como a SA pode ser abordada em contextos urbanos do Canadá a partir das práticas dos ativistas alimentares urbanos. Constatamos que no contexto urbano do Oeste canadense, a SA pode ser compreendida por meio de uma perspectiva ampla, se relacionando às diversas etapas dos sistemas agroalimentares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Barbosa Jr., University of Calgary, Calgary, Alberta, Canadá

É mestrando em Geografia da University of Calgary, Canadá, e doutorando e mestre em Relações Internacionais da Universidade de Brasília. 

Estevan Coca, Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, Minas Gerais, Brasil

Professor Adjunto do Instituto de Ciências da Natureza, da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG), onde atua nos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Geografia, além de ser Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO/Unifal-MG). É Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe (TerritoriAL).

Publicado

2022-10-14

Como Citar

BARBOSA JR., R.; COCA, E. ATIVISMO ALIMENTAR URBANO COMO LUTA PELA SOBERANIA ALIMENTAR NO OESTE DO CANADÁ DE 2014 A 2018: URBAN FOOD ACTIVISM AS STRUGGLE FOR FOOD SOVEREIGNTY IN WESTERN CANADA FROM 2014 TO 2018. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 42, n. 01, 2022. DOI: 10.5216/bgg.v42.65226. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/65226. Acesso em: 30 jan. 2023.