ANÁLISE MULTIVARIADA DA QUALIDADE DA ÁGUA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO JAUQUARA – MT

MULTIVARIATED ANALYSIS OF WATER QUALITY IN THE JAUQUARA HYDROGRAPHIC BASIN – MT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/bgg.v43i01.64798

Resumo

O trabalho teve como objetivo analisar os dados da qualidade da água da Bacia Hidrográfica do Rio Jauquara (BHRJ) por meio da estatística multivariada com Análises de Agrupamentos ou Clusters (AA) e Análise Fatorial/Análise de Componente Principal (AF/ACP). Foram adquiridos um banco de dados com 21 pontos amostrais num período de maio de 2016 a julho de 2017, sendo divididos em períodos secos e chuvosos. As variáveis avaliadas são: Potencial Hidrogeniônico (pH), Condutividade Elétrica (CE), Cloreto (Cl-), Cálcio (Ca2+), Magnésio (Mg2+), Potássio (K+), Sódio (Na+), Dureza (Dur), Bicarbonato (HCO3-), Fósforo (P), Nitrogênio (N), e Oxigênio Dissolvido (OD). Os resultados de AA revelam três grupos predominantes, e os da ACP três Componentes Principais, na qual o elemento em destaque foram HCO3-, Ca 2+, Mg2+, Dur  e CE tanto no período de seca quanto no de chuva. Concluiu-se que a contaminação dos corpos hidrícos, na Bacia do Rio Jauquara é dada por um conjunto de fatores ambientais, sejam esses atividades antrópicas e/ou  da dissolução de íons de rochas em corpos hídricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jhon Wittor Araújo Nunes, Secretaria do Estado de Mato Grosso (SEDUC), Nova Olímpia, Mato Grosso, Brasil, jhonwittor@gmail.com

Mestrando em Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola - PPGASP/UNEMAT. Graduado em Engenharia de Produção Agroindustrial - (UNEMAT/2017) e Técnico em Álcool e Açúcar (SENAI/2014).

Tadeu Miranda de Queiroz, Universidade do Estado de Mato Grosso, Nova Mutum, Mato Grosso, Brasil, tdmqueiroz@yahoo.com

Possuí Graduação em Engenharia Agrícola (UFLA - 2002), Mestrado em Engenharia Agrícola (UFLA - 2004) e Doutorado em Agronomia (ESALQ/USP - 2007). Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Sociais, Aplicadas e Agrárias - UNEMAT. Atua como docente Permanente do Programa de Mestrado Acadêmico Interdisciplinar em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola (PPGASP) e do Mestrado Profissional em Rede Nacional na área de Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua). 

Downloads

Publicado

2023-12-20

Como Citar

ARAÚJO NUNES, J. W.; MIRANDA DE QUEIROZ, T. ANÁLISE MULTIVARIADA DA QUALIDADE DA ÁGUA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO JAUQUARA – MT : MULTIVARIATED ANALYSIS OF WATER QUALITY IN THE JAUQUARA HYDROGRAPHIC BASIN – MT. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 43, n. 01, 2023. DOI: 10.5216/bgg.v43i01.64798. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/64798. Acesso em: 22 maio. 2024.