AGRICULTURA PRATICADA POR CITADINOS E O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO: UMA ANÁLISE SOBRE O CONTEXTO EUROPEU

AGRICULTURE PRACTICED BY CITY DWELLERS AND THE URBANIZATION PROCESS: AN ANALYSIS ON THE EUROPEAN CONTEXT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/bgg.v44i1.64684

Resumo

O cultivo de alimentos em espaços urbanos é uma prática comum desde o início das cidades, quando era elementar a divisão técnica e social do trabalho. A produção de alimentos em quintais e nas proximidades das residências dos citadinos se constituía num importante fator de segurança alimentar. Após a revolução industrial, o espaço urbano foi convertido em mercadoria e acirraram as disputas pelo seu uso, com a consequente perda da importância do cultivo de alimentos nas cidades. Entretanto, a partir do final do século XX, o cultivo de alimentos em cidades passa a ter a sua importância social e ambiental reconhecida, sendo, inclusive, elaboradas e implementadas políticas públicas de apoio à chamada agricultura urbana. O presente artigo tem como principal objetivo compreender a agricultura praticada nas cidades e seus arrabaldes no contexto europeu, de modo a entender suas finalidades e relações com o mercado de trabalho e o abastecimento alimentar ao longo do tempo. São evidenciadas as mudanças decorrentes da ampliação do processo de urbanização, assim como as relações existentes entre agricultura e morfologia urbana. As transformações estruturais da economia capitalista, a partir do século XIX, culminaram na redução ou desaparecimento da agricultura urbana em determinadas áreas das principais cidades europeias, resultando na constituição de um mercado alimentar especializado, cujo abastecimento é realizado por comerciantes que adquirem víveres produzidos em áreas cada vez mais distantes do consumidor final.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudinei da Silva Pereira, Universidade Estadual Paulista, UNESP, São Paulo, São Paulo, Brasil, claudinei.kau@gmail.com

Possui graduação, mestrado e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista, UNESP. Docente no Ensino Médio e Tecnológico no Instituto Federal do Piauí, Campus Picos.

Antonio Nivaldo Hespanhol, Universidade Estadual Paulista, UNESP, São Paulo, São Paulo, Brasil, nhespanhol@gmail.com

Docente dos cursos de Graduação e de Pós-Graduação em Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP, Campus Presidente Prudente. Bolsista produtividade em pesquisa, nível 2, do CNPq.

Downloads

Publicado

2024-02-29

Como Citar

PEREIRA, C. da S.; HESPANHOL, A. N. AGRICULTURA PRATICADA POR CITADINOS E O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO: UMA ANÁLISE SOBRE O CONTEXTO EUROPEU: AGRICULTURE PRACTICED BY CITY DWELLERS AND THE URBANIZATION PROCESS: AN ANALYSIS ON THE EUROPEAN CONTEXT. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 44, n. 1, 2024. DOI: 10.5216/bgg.v44i1.64684. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/64684. Acesso em: 27 abr. 2024.