A MENSAGEM COMO UM SISTEMA DE REGISTROS ORGANIZADO POR REPRESENTAÇÕES QUE PROVOCAM RESPOSTAS AO ENSINO DE GEOGRAFIA

THE MESSAGE AS A RECORD’S SYSTEM ORGANIZED BY REPRESENTATIONS THAT CAUSE RESPONSES INTO GEOGRAPHY TEACHING

Autores

  • Ricardo Lopes Fonseca Universidade Estadual de Londrina
  • Rosana Figueiredo Salvi Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5216/bgg.v39i0.53965

Resumo

A pesquisa teve como objetivo discutir os sistemas semióticos e seus registros de representação no ensino. Para tal, levou-se em consideração os estudos de Raymond Duval (1998) no desenvolvimento de um curso de formação continuada aplicado para 44 professores da Educação Básica. A pergunta-chave da pesquisa foi: há perda de referência no uso e reconhecimento de objetos de ensino e de seus registros de representação? As atividades de identificação, tratamento e conversão de registros semióticos foram aplicadas em nove grupos de docentes. As dificuldades manifestadas nos grupos de trabalho dos professores em formação foram: diversidade dos registros semióticos apresentados; diferenciação entre representante e representado ou forma e conteúdo de uma representação semiótica e coordenação entre os diferentes registros. Concluiu-se que não houve perda de referência entre objetos de ensino e seus registros, contudo, quando se põe em evidência a produção de mensagens e a geração de sentido e de construção de campos de significação, a resposta dos interpretantes a um texto, uma gravura, um desenho, uma fórmula, possivelmente se transforma em um outro texto, outro desenho, outra fórmula, como também pode vir a ser um outro sistema de representação, dado que se trata de significação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Lopes Fonseca, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia: Dinâmica Geoambiental e Dinâmica Sócio Espacial da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia: Dinâmica Espaço Ambiental da Universidade Estadual de Londrina - UEL (2012). Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2008), Especialista em Ensino de Geografia pela Univerisade Estadual de Londrina - UEL (2010), Especialista em Educação Especial, Inclusão e Libras pelo Instituto Dimensão (2010), Especialista em Gestão Escolar, Supervisão e Orientação Pedagógica - Uniandrade (2012). Atuando principalmente nos seguintes temas: métodos e práticas em ensino de geografia; inclusão de alunos; formação inicial de geografia e em educação especial.

Rosana Figueiredo Salvi, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Geografia

Publicado

2019-05-21

Como Citar

FONSECA, R. L.; SALVI, R. F. A MENSAGEM COMO UM SISTEMA DE REGISTROS ORGANIZADO POR REPRESENTAÇÕES QUE PROVOCAM RESPOSTAS AO ENSINO DE GEOGRAFIA: THE MESSAGE AS A RECORD’S SYSTEM ORGANIZED BY REPRESENTATIONS THAT CAUSE RESPONSES INTO GEOGRAPHY TEACHING. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 39, p. 1–23, 2019. DOI: 10.5216/bgg.v39i0.53965. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/53965. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos