FORMAÇÃO DE AREAIS E PERSPECTIVAS DE USO E MANEJO DE NEOSSOLOS QUARTZARÊNICOS EM SERRANÓPOLIS (GO) - DOI 10.5216/bgg.v25i1.4108

Autores

  • Iraci Scopel Universidade Federal de Goias
  • Dimas Moraes Peixinho Universidade Federal de Goiás
  • Marluce Silva Souza Unversidade Federal de Goiás
  • Zilda de Fátima Mariano Universidade Federal de Goiás
  • Hildeu Ferreira da Assunção Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/bgg.v25i1.4108

Resumo

No primeiro decênio do século XXI, a preocupação com a ocupação agrícola de solos arenosos deve ocupar lugar de destaque na pesquisa em ciência do solo. Neste trabalho são feitos alguns comentários sobre o potencial de uso desses solos com base em características físicas, químicas, e morfológicas, a partir de amostras coletadas na região de Serranópolis (GO). O clima da região é o “Aw” de Köppen com chuvas estacionais e pluviometria média anual de 1600 mm, concentradas na primavera-verão. As análises indicam, em amplas áreas desse município, solos de textura “areia”, muito pobres em nutrientes para as plantas cultivadas e com capacidade de água disponível de 35,7mm, até 1m de profundidade, o que significa, aliada à ocorrência freqüente de períodos com mais de dez dias sucessivos sem chuva, alto risco de baixa produtividade pelas culturas anuais. Dada a fragilidade desses ambientes com predominância de solos de textura “areia”, enfatiza-se a necessidade de planejamento com enfoque multidisciplinar para minimizar os danos ocasionados aos ecossistemas. O Brasil dispõem de pessoal de nível universitário, como geógrafos, agrônomos, biólogos, economistas, cientistas sociais, em grande número, para comporem as equipes necessárias para contemplar a diversidade e complexidade de um planejamento integrado de ocupação dessas áreas.

Palavras-chave: neossolos quartzarênicos, solos arenosos, conservação e uso do solo, areais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-06-27

Como Citar

SCOPEL, I.; MORAES PEIXINHO, D.; SILVA SOUZA, M.; FÁTIMA MARIANO, Z. de; FERREIRA DA ASSUNÇÃO, H. FORMAÇÃO DE AREAIS E PERSPECTIVAS DE USO E MANEJO DE NEOSSOLOS QUARTZARÊNICOS EM SERRANÓPOLIS (GO) - DOI 10.5216/bgg.v25i1.4108. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 25, n. 1, p. 11–27, 2008. DOI: 10.5216/bgg.v25i1.4108. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/4108. Acesso em: 15 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos