Efeitos da cobertura vegetal na evolução de voçorocas: um estudo de detalhe das variações sazonais
DOI :
https://doi.org/10.5216/ag.v19i3.81145Résumé
A intervenção humana nos solos a partir da agricultura e da pecuária pode resultar no agravamento de processos erosivos. Neste sentido, este artigo discute a influência do reflorestamento e da pastagem em um sistema em voçorocamento, analisando como estes padrões de uso da terra afetam a dinamização do talude erosivo. A área de estudo localiza-se em Analândia (SP), integrada ao Córrego Santa Terezinha, afluente do Rio Corumbataí. Para desenvolver esta pesquisa, o sistema erosivo foi imageado durante quatro trimestre a partir de um veículo aéreo não tripulado (VANT), sendo os padrões de uso da terra classificados em ambiente SIG (QGis 3.16) a partir do algoritmo Máquina de Vetor de Suporte. Com isso, a classificação detalhada da cobertura revelou a complexa dinâmica do talude erosivo com variações discerníveis influenciadas por sazonalidade, alterações na vegetação e padrões de precipitação. Concluiu-se que a evolução do talude erosivo não está estritamente ligada à precipitação, sendo significativamente influenciada pela cobertura vegetal circundante, sendo que esta constitui-se em medida eficaz na atenuação de processos erosivos.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).