Geossistema, território e paisagem (GTP) e a Geografia Física brasileira: panorama analítico e contribuições para o debate socioambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ag.v18i3.78645

Resumo

O sistema tripolar GTP é uma proposição teórico-metodológica que busca articular os conceitos de geossistema, território e paisagem para subsidiar pesquisas socioambientais. Contudo, o modo como os geógrafos brasileiros têm utilizado o GTP, com seus sucessos e desafios, ainda não é plenamente compreendido. Nesse viés, o presente estudo almeja apreender a relevância dos pressupostos do sistema tripolar para o debate socioambiental ligado ao ordenamento do território. Pretende-se ainda identificar o panorama de uso do GTP em dissertações e teses publicadas em 18 Programas de Pós-Graduação em Geografia no Brasil, entre 2007 e 2015. Para isso, atentou-se a um conjunto de variáveis bibliométricas que permitem reconhecer as trajetórias e tendências da temática. Observa-se que o sistema GTP tem permitido que a Geografia Física desenvolva estudos socioambientais que transitam entre perspectivas naturalistas, socioeconômicos e socioculturais voltadas ao ordenamento do território; todavia, as dissertações e teses apresentam dificuldades para ressignificar as proposições originais pensadas pelo francês Georges Bertrand, dificultando a articulação entre os conceitos do sistema e os produtos baseados na Geografia/realidade nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo das Neves, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil, cenuerj@hotmail.com

 

 

Downloads

Publicado

2024-12-29

Como Citar

NEVES, C. E. das; MODESTO DOS PASSOS, M.; CUNHA, L. Geossistema, território e paisagem (GTP) e a Geografia Física brasileira: panorama analítico e contribuições para o debate socioambiental . Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 18, n. 3, p. 95–123, 2024. DOI: 10.5216/ag.v18i3.78645. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/78645. Acesso em: 9 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos