Aspiração por mobilidade residencial em grandes aglomerações: entre a mobilidade residencial e a mobilidade social
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v17i3.75926Resumo
A presente proposta vislumbra elementos da mobilidade residencial analisadas a partir da ideia de aspiração e desejo de migrar. Entendendo que a aspiração pela migração é uma metodologia de compreensão dos processos de mobilidade pré-evento integradas aos fatores políticos, econômicos, culturais e sociais que, sob a diversidade das relações entre migrante, migração, decisão do projeto migratório e ação deste projeto existe uma complexidade cujas teorias muitas vezes não abarcam. Nossa base de análise está em pesquisa de campo na Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV), cujo objetivo é compreender as relações entre família, domicílio e mobilidade residencial nas regiões metropolitanas do Brasil. Os resultados aqui analisados apontam que as aspirações por mobilidade residencial poderiam ser interpretadas como aspiração por mobilidade social, o que expõe a relevância da mobilidade como estratégia de reprodução social nas grandes aglomerações urbanas.
Palavras-chave: Aspiração; Migração; Mobilidade residencial; Região metropolitana.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).