Transformações territoriais na região centro-sul da área urbana de Santa Maria, Rio Grande do Sul: análise a partir da Avenida Hélvio Basso (1966-2021)
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v17i2.73298Resumo
O espaço geográfico, conforme a teorização de Milton Santos, define-se como a união entre um sistema de objetos e de ações, em constante movimento. Desse modo, diferentes conceitos e categorias de análise permitem a apreensão das transformações territoriais, como é o caso das horizontalidades e verticalidades, ou ainda os pares dialéticos dos espaços luminosos e opacos. Nessa perspectiva teórica e conceitual, este trabalho tem como objetivo central analisar as transformações territoriais da porção centro-sul da área urbana de Santa Maria, Rio Grande do Sul, utilizando-se como objeto empírico de análise a Avenida Hélvio Basso, no período entre os anos de 1966 e 2021. A Avenida Hélvio Basso é importante via urbana da cidade de Santa Maria, e vem apresentando, sobretudo nas últimas duas décadas, intensas transformações territoriais que alteram a dinâmica urbana da porção centro-sul da área urbana e de Santa Maria como um todo. Como procedimentos metodológicos, fez-se uso de levantamento de dados em campo, fotografias aéreas dos anos de 1966, 1975, 1983, 1987, 1992 e 2001, e imagens de satélite do Google Earth Pro de 2009, 2013, 2014, 2017 e 2021, além da legislação urbana aplicada ao território de Santa Maria, precisamente os zoneamentos dos Planos Diretores. As transformações territoriais são ocasionadas por uma série de fatores e agentes sociais, que sobrepostos e em diferentes momentos, configuram o território na porção centro-sul da área urbana, tornando, em tempos atuais, a Avenida Hélvio Basso a principal referência em termos de densidade técnica. É possível destacar o Estado, nas esferas Municipal, Estadual e Federal e, também, as empresas privadas, isto é, o uso corporativo do território, como principais agentes envolvidos na construção destes processos de transformação territorial na porção centro-sul da área urbana de Santa Maria.
Palavras-chave: Território Usado. Globalização. Geoprocessamento. Espaço Luminoso. Santa Maria.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).