Contribuição das sementes crioulas para efetivação de alguns princípios da Agroecologia: diagnóstico de sua produção e utilização em assentamentos rurais do Território Prof. Cory/Andradina-SP
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v16i2.71879Resumo
As sementes crioulas e o conhecimento construído pelos agricultores familiares sobre o seu cultivo são fatores importantes para o desenvolvimento de uma produção agrícola sustentável, em termos multidimensionais. Neste trabalho, objetivou-se realizar o diagnóstico da produção de sementes crioulas nos assentamentos rurais do Território Prof. Cory/Andradina-SP e analisar sua possível relação com o processo de transição agroecológica. Para tanto, foi aplicado um questionário semiaberto na forma de entrevista, junto a 55 guardiões(ãs) identificados pelo método “bola de neve”, em 24 assentamentos. Constatou-se que as sementes crioulas cultivadas pelos guardiões(ãs) do Território podem ser consideradas porta de entrada para a transição agroecológica por possibilitarem a concretização dos princípios da Agroecologia, no âmbito da segurança alimentar, autonomia produtiva, conservação da biodiversidade e comercialização em circuitos curtos.
Palavras-chave: Transição agroecológica. Agrobiodiversidade. Agricultores familiares.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).