A filosofia e o método da abordagem geossistêmica na Geografia Física
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v16i1.69191Resumo
Diante da escassez de trabalhos teóricos de geógrafos físicos sobre as questões de epistemologia e método, o presente artigo discute dois temas principais: primeiro, algumas ligações da Geografia Física com a Filosofia e suas relações com o pensamento científico; na sequência, as questões de método, metodologia e os níveis hierárquicos de abordagem empregadas no estudo dos geossistemas – perspectiva norteadora da presente proposta. Para a realização da pesquisa, efetuou-se levantamento bibliográfico, atendo-se ao ideário russo-soviético sobre o geosistema com o intuito de sistematizar e problematizar as ideias desenvolvidas pela Geografia Física, com destaque às suas filiações teórico-metodológicas. Em seguida, buscou-se articular o contexto histórico de desenvolvimento da teoria geral dos sistemas e dos geossistemas a partir de suas particularidades conceituais e metodológicas. O exame diacrônico da estruturação e dos fundamentos da teoria geossistêmica permitiu estabelecer correlações conceituais no âmbito da Geografia Física em particular, considerando seus antecedentes na história do pensamento científico em geral.
Palavras-chave: Geossistema. Epistemologia. Geografia Física.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).