Educação ambiental no âmbito do Sistema Colégio Militar do Brasil - DOI 10.5216/ag.v9i3.30356
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v9i3.30356Resumo
Resumo
Esse artigo apresenta como se dá o enfrentamento da temática ambiental no Ensino Médio (1º a 3º Anos) no âmbito do Sistema Colégio Militar do Brasil. O texto se posiciona diante da dicotomia entre o agravamento da crise ambiental associada à dependência de recursos não renováveis com aumento exponencial da emissão de resíduos (tanto no momento da produção como no consumo) e, do outro lado, o aprofundamento das discussões, ampliação do conhecimento sobre as dinâmicas naturais e a disseminação da educação ambiental. À luz desse cenário contraditório, o artigo historiciza a crise ambiental, notadamente no contexto do Brasil da nossa contemporaneidade, e avalia como que os Planos Curriculares Nacionais se posicionam na orientação para o trato dessa temática. Mais especificamente, como core do trabalho, o texto faz uma análise dos programas de Geografia nos Colégios Militares identificando os avanços, limites e possibilidades referentes ao trato do assunto meio ambiente.
Palavras-chaves: Crise Ambiental. Educação Ambiental. Planos Curriculares Nacionais. Sistema Colégio Militar do Brasil.
Abstract
This paper presents how the Environmental Education is seen in the High School years at the Brazilian Military School System. It analyses the dichotomy between the exacerbation of the environmental crisis, associated to the dependency of renewable and not renewable resources, and the exponential increase of wastes (when producing as well as consuming), and in the other side the deep discussions, expansion of knowledge on the natural dynamics and the dissemination of the environmental education. Considering this contradictory scenario, this paper brings the history of the environmental crisis, especially in the contemporary Brazilian contexts and, evaluates how the Plan of National Curricular Guidelines lead with the theme of environmental education. More precisely, the common core of the paper, it analyses the Brazilian Military School System Geography curricula programes concerning on the environmental issue, identifying the advances, limits and possibilities.
Keywords: Environmental crisis. Environmental Education. Plan of National Curricular Guidelines. The Brazilian Military School System.
Resuumen
En este artículo se muestra cómo es el enfrentamiento de los problemas ambientales en la escuela secundaria (1º a 3º años) bajo el Sistema Colegio Militar de Brasil. El texto se coloca ante la dicotomía entre la crisis ambiental asociada con la dependencia de los recursos no renovables con un aumento exponencial de la emisión de residuos (tanto en el momento de la producción y el consumo) y, por otro lado, la profundización de la discusión, la expansión de los conocimientos sobre la dinámica natural y la difusión de la educación ambiental. A la luz de esta situación contradictoria, el artículo sitúa históricamente la crisis ambiental, especialmente en el contexto del Brasil contemporáneo, y evalúa cómo se posicionan los Planes Nacionales Curriculares en la orientación para hacer frente a este problema. Más específicamente, como el trabajo esencial, el texto analiza los programas de Geografía en Colegios Militares, identifica los avances, las limitaciones y posibilidades para el tratamiento de la cuestión ambiental.
Palabras clave: Crisis Ambiental. Educación Ambiental. Planes Nacionales Curriculares. Sistema Colegio Militar de Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).