O conceito de espaço de representação: fundamentos para a compreensão da cultura na escola - DOI 10.5216/ag.v6i4.21979
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v6i4.21979Resumo
As relações sociais que se processam no cotidiano dos estudantes que frequentam a escola, contribuem com a definição de sua dinâmica e de seus conflitos. A escola, então, torna-se o produto da diversidade, do convívio, um locus gerador de significados culturais, pois nela as representações sociais são reproduzidas e compartilhadas. A partir disso, inaugura-se a possibilidade de entender a escola como um espaço de representação, considerado aqui como uma síntese entre a materialidade que lhe dá suporte, entre a rede de relações sociais promovidas pelos grupos que a frequentam e também pelo conjunto dos significados atribuídos por esses grupos à escola, que a tornam um verdadeiro espaço-monumento do cotidiano vivido em seu interior e entorno. Este artigo tem por objetivo apresentar bases epistemológicas referentes ao conceito de espaço de representação, promovendo uma discussão em torno da constituição do conceito, apontando também possibilidades de seu uso como uma ferramenta fundamental para a Geografia no processo de busca pela compreensão da questão da cultura, em especial da cultura que frequenta e aviva a realidade escolarDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-01-01
Como Citar
STEFENON, D. L. O conceito de espaço de representação: fundamentos para a compreensão da cultura na escola - DOI 10.5216/ag.v6i4.21979. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 6, n. 4, p. 158–174, 2013. DOI: 10.5216/ag.v6i4.21979. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/21979. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).