Caracterização do Desenvolvimento Rural nos Biomas Cerrado e Amazônia da Região Tocantina do Maranhão
DOI :
https://doi.org/10.5216/ag.v18i3.78124Résumé
O setor agropecuário no Brasil é vital para a balança comercial do país, enfrentando o desafio de equilibrar crescimento econômico e conservação dos recursos naturais e socioculturais. A Região Tocantina (RT) do Maranhão, situada no arco de desmatamento do Cerrado e Amazônia, apresenta altos índices de desigualdade social. Este estudo caracteriza a ruralidade da RT pelo Índice de Desenvolvimento Rural (IDR), analisando 18 indicadores nas áreas ambiental, social, econômica e demográfica. Entre 1985 e 2022, o uso da terra segundo dados do Mapbiomas mostrou uma redução dos remanescentes florestais, com transições significativas principalmente na última década para áreas de pastagens. O IDR revelou baixo desenvolvimento na RT, atribuído ao impacto econômico limitado das atividades agropecuárias no capital social. Isso ressalta a necessidade de estratégias que promovam desenvolvimento rural sustentável, conciliando expansão econômica, preservação ambiental e melhoria social.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).