A infinita interioridade da noite
DOI :
https://doi.org/10.5216/ag.v17i3.77762Résumé
A noite é um tema de estudo complexo pelos múltiplos aspectos com que se apresenta e pela múltipla identidade que a coloca fora e dentro do indivíduo. O acontecimento objetivo e a evidência interior oferecem ao mesmo tempo conhecimento sensorial e ressonâncias afetivas e espirituais. O espaço escuro sempre inspirou a literatura e as artes, mas há muito tempo é negligenciado pela geografia. Tal desinteresse parece ser motivado pelo fato de a noite ser pensada como um fenómeno externo e objetivo, negligenciando a sua interioridade e as ressonâncias espirituais que suscita. A ênfase que a disciplina dá ao olhar não favoreceu o estudo do assunto, pois seu método fundamental é a observação direta, baseada na visão noturna. A indiferença ao assunto também é justificada pelas orientações disciplinares racionalistas do passado. O tema ganhou destaque desde os últimos anos do século XX com a afirmação da geografia cultural e emocional. É uma visão que valoriza a poética e os valores interiores transmitidos pela noite. São estes últimos que fazem da noite um tema de particular interesse. Não faltam, no entanto, estudos de orientação racionalista, próximos das ciências técnicas, interessados nos aspectos materiais e objetivos do fenômeno, como a iluminação artificial, a programação e o design em particular em relação aos contextos urbanos atuais.
Palavras-chave: Noite, identidade, interioridade, geografia cultural e emocional, paisagem, cores.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).