Propriedades físicas do solo e cobertura e uso da terra como subsídio à compreensão dos processos erosivos lineares na bacia hidrográfica do rio dos Cachorros, Amazônia Maranhense
DOI :
https://doi.org/10.5216/ag.v17i2.73918Résumé
O trabalho analisou a correlação entre as propriedades físicas do solo e a cobertura e o uso da terra como subsídio à compreensão dos processos erosivos lineares na bacia hidrográfica do rio dos Cachorros, Amazônia Maranhense. Os materiais e métodos contaram com descrição geral, análise morfológica e textural dos solos e fracionamento da areia por meio de trabalhos de campo e análises laboratoriais, bem como mapeamentos, com a elaboração do esboço das principais classes de solos e do mapa da cobertura e do uso da terra. Os resultados mostraram que nos perfis pedológicos A e B predominam as classes texturais “Areia franca” e “Francoarenosa”, sendo naturalmente frágeis à erosão, em que a fração areia prevalece em todos os horizontes. Os atributos físicos estrutura, consistência e porosidade são influenciados diretamente pelo uso da terra, cujas inter-relações aceleram a dinâmica erosiva linear sob a forma de sulcos e ravinas e possibilidade de evolução para voçorocas.
Palavras-chave: Vegetação. Extração mineral. Sulcos. Ravinas.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).