Proposição de um Índice de Desigualdade no Acesso ao Saneamento para a Região Metropolitana de São Paulo
DOI :
https://doi.org/10.5216/ag.v17i2.73626Résumé
O saneamento e a desigualdade são temas transversais que possibilitam associá-los a diversas demandas sociais. Nesse sentido, o estudo tem por objetivo a elaboração de um Índice de Desigualdade no Acesso ao Saneamento a partir de um conjunto de variáveis. A escolha da Região Metropolitana de São Paulo deve-se aos seus expressivos arranjos econômicos que tornam a região polo de riqueza nacional, além do seu contingente populacional. A coleta de dados foi realizada na plataforma do Painel do Saneamento Brasil para o ano de 2020. Optou-se nesse estudo pela aplicação da técnica multivariada de Análise Fatorial por Componentes Principais por meio do Software SPSS. A utilização da técnica possibilitou verificar o nível de associação das variáveis selecionadas com seus respectivos fatores, bem como a posterior elaboração de um Índice de Desigualdade no Acesso ao Saneamento para os municípios da Região Metropolitana de São Paulo. Os resultados sugerem que o município de São Paulo lidera com o maior nível de desigualdade no acesso ao saneamento. A pesquisa realizada pode potencializar o desenvolvimento de políticas públicas para fortalecer a proteção dos direitos das pessoas, especialmente os direitos dos grupos mais vulneráveis.
Palavras-chave: Saneamento. Desigualdade. Região Metropolitana de São Paulo.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).