Uma perspectiva histórica das políticas habitacionais no Brasil e em Portugal
DOI :
https://doi.org/10.5216/ag.v17i2.72308Résumé
O presente artigo propõe realizar um breve resgate histórico da evolução das políticas públicas de habitação em Portugal e no Brasil. Em uma abordagem sequencial,discorre sobre as primeiras preocupações e ações referentes às questões habitacionais nos países, passando por períodos ditatoriais e de redemocratização, até os períodos recentes, de forte financeirização em Portugal e com políticas habitacionais em grande escala e em fomento à economia no Brasil. Trata-se de pesquisa bibliográfica descritiva, como parte de estudo pós-doutoral, com análise comparativa sobre aspectos do tema no Brasil e em Portugal. Apresentam-se ainda algumas análises gerais e conclusões referentes à importância social das políticas habitacionais estudadas.
PALAVRAS-CHAVE: Habitação social. Política Habitacional. Brasil. Portugal.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).