Covid-19 e sua dinâmica de propagação na rede urbana do Maranhão, Brasil
DOI :
https://doi.org/10.5216/ag.v16i3.72249Résumé
O presente trabalho tem por objetivo analisar a dinâmica de propagação da covid-19 a partir da rede urbana do Maranhão. Para tal, estabelece a relação entre o fenômeno e a oferta de serviços de saúde no estado. O período analisado compreende um ano de pandemia, a contar do primeiro caso registrado. São considerados dados da espacialização de especialidades médicas e equipamentos médico-hospitalares, bem como informações sobre a evolução viral nesse período, com base no número de casos e de óbitos. As principais fontes de dados são a pesquisa Regiões de Influência das Cidades 2018, do IBGE; a base de dados Datasus, do Ministério da Saúde; e a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão. Os resultados sugerem que a difusão de covid-19 no Maranhão tenha se desencadeado, em certa medida, de forma hierarquizada, seguindo as centralidades e polarizações dos principais centros em relação aos centros menores, a partir da rarefeita oferta de serviços de saúde no estado.
Palavras-chave: Covid-19. Rede urbana. Maranhão.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).