Apontamentos a partir de algumas considerações de Marx e Engels em relação às noções de Homem, Natureza e Alienação
DOI :
https://doi.org/10.5216/ag.v14i3.67450Résumé
Homem, natureza e alienação é uma articulação temática que pode ser encontrada com alguma facilidade nas obras de Marx e Engels e, por isso mesmo, de maneira isolada ou igualmente articulada, são temas reincidentes entre comentadores do conjunto da obra dos chamados “criadores do materialismo histórico e dialético”. Nesse artigo, evitando dialogar diretamente com esses comentadores, nos dedicamos somente a exercitar o desvendamento de algum tipo de articulação que, imaginamos, se encontra no interior de fragmentos de obras produzidas pelo próprio Marx em momentos muito diferentes de sua vida e em um único texto de Engels. O objetivo central do presente artigo é evidenciar a necessidade de comentar esses autores retomando diretamente seus textos e, marginalmente, propor alguma reflexão que nos permita amadurecer a possível relação entre as obras que nos serviram de apoio e o desenrolar hodierno do pensamento geográfico.
Palavras chave: Marx, Engels, Natureza, Sociedade, Alienação, Geografia.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).