Geografia e escalas: o lugar das escalas cartográfica, espacial e geográfica
DOI :
https://doi.org/10.5216/ag.v15i1.66585Résumé
Para demonstrar o lugar dos conceitos das escalas cartográfica, espacial e geográfica, e entender sua influência e os sentidos que lhes são atribuídos, apresentam-se contribuições oriundas de uma pesquisa bibliométrica. A metodologia consistiu em pesquisa bibliográfica exploratória de artigos e livros, em bases digitais disponíveis no Google Scholar e no Scopus-Elsevier, cuja seleção das obras privilegiou um inventário quali-quantitativo dos trabalhos publicados. Como resultado da análise, destaca-se um entendimento da escala a partir de dimensões filosóficas, políticas e sociais, além do aspecto espacial. Em relação ao uso dos conceitos nas publicações, a escala espacial é absolutamente majoritária. E quanto à reflexão realizada sobre os conceitos, sobressai a ideia de que, enquanto na Geografia há ainda certa indefinição quanto ao conceito de escala geográfica, em áreas como a Ecologia a adoção do termo “escala espacial” é pacífica, ao menos do ponto de vista metodológico. E, por fim, muitas das críticas à analogia cartográfica demonstram o equívoco de associar o mapa apenas às restrições impostas por sua escala de representação.
Palavras-chave: escala, escala espacial, escala geográfica, escala cartográfica.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).