A espacialização da Covid-19 nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas da Amazônia Legal
DOI :
https://doi.org/10.5216/ag.v14i3.65329Résumé
Epidemias em indígenas têm sido relatadas desde a chegada dos colonizadores na América, causando um elevado número de óbitos entre essas populações. A pandemia da Covid-19 tem trazido uma grande preocupação em relação aos indígenas. Este artigo tem como objetivo apresentar a espacialização dos casos da Covid-19 entre indígenas na Amazônia Legal, tendo como referência os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). Para a realização da análise tomaram-se por base os dados publicados nos boletins epidemiológicos da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), divulgados às terças-feiras, no período de 6 de abril de 2020 até 6 de julho de 2020. A espacialização do Covid-19 nos DSEI da Amazônia Legal não seguiu um padrão específico. O DSEI Alto Rio Solimões foi o que mais teve casos confirmados durante a maior parte do período de análise, sendo que em momento específico o DSEI Manaus ocupou essa posição. No final do período analisado, o DSEI Maranhão passou a ter mais casos confirmados da Covid-19.
Palavras-Chave: Espacialização. Covid-19. Indígenas. DSEI.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).