Povos indígenas, identidades territoriais e territorialidades fragilizadas no norte do Amapá, Brasil
DOI :
https://doi.org/10.5216/ag.v14i2.64350Résumé
O propósito desta discussão é refletir sobre como os indígenas Galibi do Oiapoque, Galibi Marworno,Palikur e Karipuna constroem seus lugares-territórios onde exercem uma vigilância territorial e desenvolvem suas identidades territoriais independentemente das múltiplas interações entre estes povos. Levantamento bibliográfico, reportagens em site de jornais nacionais, documentos e atas de reuniões de associações, ONGs e entrevistas forneceram os dados apresentados. Conclui-se que existem, para esses povos indígenas um lugar-território que se sobrepõe à fronteira Brasil e Guiana Francesa; e uma forte identidade territorial, embora com territorialidades fragilizadas em face das tensões espaciais decorrentes de intervenções inadequadas e da ausência de políticas indigenistas apropriadas.
Palavras-chave: alteridade, transformações socioculturais, politicas indígenas, lugar-território.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).