A deriva e a psicogeografia e suas possibilidades para os trabalhos de campo em Geografia Urbana
DOI :
https://doi.org/10.5216/ag.v13i3.58750Résumé
Deriva e psicogeografia são propostas prático-teóricas elaboradas pela Internacional Situacionista com o intuito de desvendar criticamente o cotidiano atrelado ao processo de urbanização. Este artigo oferece um percurso constitutivo destas propostas ao longo da história da Internacional Situacionista e tenta estabelecer as relações e razões pelas quais a deriva e a psicogeografia constituem ferramentas de grande valia para os trabalhos de campo em Geografia Urbana.
Palavras-chave: psicogeografia; deriva; Internacional Situacionista; trabalho de campo em Geografia Urbana; urbano e vida cotidiana.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).