Classificação dos serviços ecossistêmicos prestados pelas áreas úmidas na zona estuarina do Rio Piancó-Piranhas-Açu (Nordeste, Brasil)
DOI :
https://doi.org/10.5216/ag.v13i3.54443Résumé
As áreas úmidas são ecossistemas importantes tanto para a sociedade como para a biodiversidade, apresentam-se em zonas de transição entre os ambientes terrestres e aquáticos, responsáveis por oferecer serviços para o bem estar humano e biológico, resultantes do seu capital natural. O presente trabalho teve como objetivo avaliar os serviços ecossistêmicos prestados pelas áreas úmidas no complexo estuarino do Rio Piancó-Piranhas-Açu (RN). Foi realizado o mapeamento e classificação das áreas úmidas, assim como a identificação dos serviços ecossistêmicos prestados na área de estudo. A partir desta perspectiva integrada da dinâmica entre o uso humano e seus reflexos nos processos ecológicos dos ecossistemas analisados (ex. manguezal, lagoas, lagunas, salinas solares, etc.), tem-se um melhor entendimento do desempenho destes processos, os quais propiciam a manutenção ou maior disponibilidade de serviços ecossistêmicos considerados chave para a gestão costeira.
Palavras chaves: Capital Natural, Litoral Semiárido do Brasil, SIG, Classificação CICES.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).