A evolução da periferia na conurbação Pelotas- Capão do Leão
DOI :
https://doi.org/10.5216/ag.v14i1.51794Résumé
A partir de uma discussão conceitual sobre periferia analisa-se o processo de produção de periferias em conurbação de cidade média, localizada no sul do Rio Grande do Sul.O objetivo desse trabalho consiste em investigar a expansão e a produção do espaço periférico que ocorreu na conurbação Pelotas- Capão do Leão R.S. no período de 1990 a 2011. Para o estudo foram utilizadas imagens LANDSAT 5 do Sensor ThematicMapper (TM).Os dados foram processados nos softwares Spring e Arc GIS. Além desse procedimento foram realizadas entrevistas nas prefeituras, pesquisa bibliográfica e IBGE. Os resultados indicam a produção de dois tipos de periferias na conurbação no período. Uma formada por assentamentos precários em Pelotas e Capão do Leão, e outra, constituída por loteamentos e condomínios fechados de médio e alto padrão em direção área com atrativos naturais. Constata-se que o crescimento das cidades está relacionado com a localização de um polo naval na vizinha cidade do Rio Grande, a fragmentação e difusão do espaço periférico, bem como, a formação de vazios urbanos no processo de produção do espaço.
Palavras Chave: Expansão urbana; Periferia; Conurbação; Brasil.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).