Prevalência e perfil sociodemográfico de suicídios e tentativas de suicídios ocorridos em Aquidauana e Anastácio/MS, Brasil, no período de 2007 a 2016: contribuição ao aperfeiçoamento de políticas de prevenção
DOI :
https://doi.org/10.5216/ag.v14i1.51318Résumé
Neste estudo procurou-se levantar os perfis sociodemográficos registrados nas ocorrências e tentativas de suicídio ocorridas nos municípios de Anastácio e Aquidauana, Estado de Mato Grosso do Sul no período de 2007 a 2016. Nesse sentido foram utilizadas as fontes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para coleta dos dados censitários sobre a população residente; Departamento de Informática do SUS (DATASUS), para coleta de dados de suicídio nacional e estadual; Unidade Regional de Perícia e Identificação – URPI / Polícia Civil, para o levantamento das ocorrências de suicídios de Aquidauana e Anastácio; Vigilâncias Epidemiológicas do Município de Aquidauana e do Município de Anastácio, para coleta de dados sobre as tentativas de suicídio; 1º Subgrupamento de Bombeiro Militar de Aquidauana, para coleta de dados sobre as tentativas de suicídio de Aquidauana e Anastácio. Constatou-se a existência de subnotificação e a falta de padronização nos registros de tentativas de suicídio. Em relação às ocorrências conclui-se que as crianças e adolescentes utilizam-se do enforcamento como principal método de tirar a própria vida.
Palavras-chave: Perfil Sociodemográfico - Suicídio – Prevenção.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).