Fragmentos florestais passíveis de criação de áreas verdes no bairro de Santa Felicidade (Curitiba/PR): Uma proposta de incremento ao turismo da região - DOI 10.5216/ag.v6i4.17563
DOI :
https://doi.org/10.5216/ag.v6i4.17563Résumé
Quando se fala em áreas verdes urbanas uma série de perspectivas deve ser pensada em conjunto, como: o planejamento urbano, a qualidade ambiental e as funções socioeconômicas que a área deve ter maximizando-se os benefícios para a população. O objetivo do trabalho é identificar no bairro Santa Felicidade (Curitiba/PR) quais os melhores fragmentos florestais, dentre os existentes, para a criação de áreas verdes vinculados à atividade turística. Utilizou-se metodologia de caráter exploratório e investigação documental para analisar a área de estudo e identificar os fragmentos florestais mais relevantes. Os resultados apontaram duas áreas prioritárias para a criação de novas áreas verdes em razão da qualidade do fragmento florestal e da proximidade com o local onde se concentram as atividades turísticas do bairro. Quanto aos principais instrumentos de planejamento existentes na legislação municipal, o ‘Direito de Preempção’, as ‘Operações Urbanas Consorciadas’ e a ‘Transferência do Potencial Construtivo’ revelaram-se ser os mais indicados para este estudo de caso.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).