As particularidades da exploração canavieira em Goiás: o caso do município de Inhumas - DOI 10.5216/ag.v5i3.16702
DOI :
https://doi.org/10.5216/ag.v5i3.16702Résumé
Este artigo apresenta resultados parciais da pesquisa intitulada “Município de Inhumas: com eira e sem beira na fronteira da metropolização”. O objetivo geral é identificar os impactos socioambientais do avanço da cana-de-açúcar no estado de Goiás e, de maneira específica, compreender os reflexos do avanço do agronegócio na franja da metrópole. A metodologia utilizada consistiu num primeiro momento, em coleta de dados secundários junto ao IBGE, SEPLAN, CEASA, RAIS, SEFAZ, EMBRAPA e, em um segundo momento, realização de entrevistas semi-estruturadas com cortadores de cana do município, pequenos proprietários rurais, moradores da cidade e comerciantes da região, objetivando avaliar os impactos da expansão da cana na região. Os resultados apontaram impactos socioambientais no município de Inhumas e região, associados à monocultura da cana, tais como: homogeneização no processo produtivo, pois o uso do solo visa produzir em larga escala econômica; a lógica do agronegócio da cana-de-açúcar vem gerando exclusão social, pois arrendamentos de terra para plantio de cana estão expropriando a população da pequena propriedade, e, conseqüentemente os empurrando para a cidade.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).