Territorialidades e a produção da moradia dos bolivianos na cidade de Corumbá-MS, Brasil- DOI 10.5216/ag.v5i3.16698
DOI :
https://doi.org/10.5216/ag.v5i3.16698Résumé
A cidade de Corumbá-MS (Brasil) é vizinha do distrito de Arroyo Concepción e do município de Puerto Quijarro-SC (Bolívia), cuja proximidade e construção histórica fronteiriça a coloca num contexto de possibilidades para o processo migratório de povos bolivianos. O objetivo deste artigo é conhecer a motivação migratória dos bolivianos que ora residem em Corumbá-MS e identificar suas territorialidades numa nova terra, a partir da fixação de suas moradias. Metodologicamente foi adotada pesquisa bibliográfica e trabalho de campo utilizando entrevistas e conversas informais com os migrantes e com representantes dos órgãos ligados ao setor na cidade de Corumbá-MS. Também se utilizou a técnica da observação das paisagens urbanas fronteiriça. Foi possível compreender que a saída dos bolivianos de seus locais de origem esteve ligada à busca de trabalho para melhorar a condição de vida, utilizando as informações contidas nas redes sociais e se adaptando rapidamente às condições do novo território.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).