Migração e cidades médias: uma análise de Uberlândia - DOI 10.5216/ag.v4i11.11959
DOI :
https://doi.org/10.5216/ag.v4i3.16644Résumé
A questão migratória tem sido integrada aos discursos teóricos como importante condicionante na análise das dinâmicas das sociedades. A inserção de migrantes em muitas localidades se dá em função de características estruturais internas, como é o caso Uberlândia-MG, que há algum tempo recebe processos migratórios. O objetivo principal deste estudo é o de relacionar migrações e cidades médias, a fim de apresentar a importância de componentes demográficos na organização de espaços urbanos. A metodologia privilegiou a análise de teorias que, posteriormente, foram interpretadas à luz dos dados estatísticos sobre migração e também relacionadas com dados sobre os anos de crescimento econômico da cidade. Tais procedimentos permitiram-nos concluir que a organização de uma cidade média, normalmente destino de migrantes de forma intensa, não pode ter sua lógica urbana definida sem que toda a inserção migratória seja considerada, quer no aspecto econômico (geração ou não de empregos), quer no social (moradias e escolas), por exemplo. No contexto das cidades médias, estudar a inserção dos fluxos migratórios é importante visto que eles têm conteúdos significativos para a organização de tais cidades.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).