A globalização do agronegócio e a destruição do campesinato no século XXI - DOI 10.5216/ag.v5i2.15500
DOI :
https://doi.org/10.5216/ag.v5i2.15500Résumé
Este artigo faz um resgate do processo de formação e desenvolvimento do Agronegócio, focando a questão da industrialização da agricultura e da emergência da Agrobiotecnologia. Para tanto, desvenda os mecanismos de concentração, centralização e controle do capital sobre a agricultura, suas características principais. Além disso, trata do debate sobre o desenvolvimento da agricultura capitalista: a destruição do campesinato processada em escala global. Ademais, insere nesta discussão os aspectos atinentes à expansão da produção e da produtividade agrícola e da persistência da fome no mundo. Elabora, a partir disso, uma crítica ao Agronegócio e propõe a Agroecologia com fundamento necessário para redesenhar o atual sistema agrícola e alimentar com maneira de potencializar uma agricultura ambiental e socialmente desenvolvida.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publié-e
2011-08-26
Comment citer
GONÇALVES, S. A globalização do agronegócio e a destruição do campesinato no século XXI - DOI 10.5216/ag.v5i2.15500. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 5, n. 2, p. 1–23, 2011. DOI: 10.5216/ag.v5i2.15500. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/15500. Acesso em: 19 déc. 2024.
Numéro
Rubrique
Articles
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).