El (re)surgimiento de las nociones de “milieu” en el contexto contemporáneo del neoliberalismo y la economía destructiva
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v16i2.73554Resumen
O artigo trata da abordagem geográfica sobre a (re)emergência do conceito de meio nos quadros da análise das racionalidades econômicas neoliberais contemporâneas. Pretende-se retraçar preliminarmente os diferentes sentidos da noção e conceito de meio e sua relação com as noções de meio ambiente e de ecologia. Em seguida, aborda-se a perspectiva da economia destruidora e de devastação ambiental em seu contraponto com o conceito de meio. Em conclusão, constata-se a emergência de novas perspectivas do meio que abrem possibilidades outras na relação da sociedade e da natureza.
Palavras-chave: meio; ecologia; economia destruidora; neoliberalismo.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).