A relação entre os valores de temperatura superficial terrestre (TST), o uso e cobertura do solo e a topografia no município de Minaçu-GO- DOI 10.5216/ag.v3i2.7288

Autores/as

  • Diego Tarley Ferreira Nascimento CEFET-GO
  • Silvio Braz de Sousa CEFET-GO
  • Ivanilton José de Oliveira UFG

DOI:

https://doi.org/10.5216/ag.v3i2.7288

Resumen

Alterações de cunho ambiental promovidas pelas mudanças no uso e cobertura da terra, como a alteração da condição da Temperatura Superficial Terrestre (TST), são relevantes, considerando-se sua influência no sistema hidrológico, terrestre e atmosférico. O presente estudo utiliza o sensoriamento remoto para avaliar de forma mais sistemática a influência do uso e cobertura do solo na variação espacial da temperatura superficial terrestre, principalmente em consonância com outro elemento fundamental na caracterização do campo térmico, a topografia. Para execução do presente trabalho, procedeu-se a elaboração de mapas de Uso e Cobertura do solo, Hipsométrico e de Temperatura Superficial Terrestre, visando estabelecer o cotejamento entre eles e mensurar a correlação entre suas classes. Os produtos cartográficos demonstram que há uma correlação direta e inversa entre certas coberturas naturais e a TST. A hipsometria, em geral, também apresentou correlação direta e inversa com as temperaturas superficiais, com as maiores cotas altimétricas registrando os menores valores de temperatura e os maiores valores associados às depressões topográficas. Palavras-chaves: Temperatura superficial terrestre (TST), Uso da terra, Hipsometria, Minaçu (GO), Sensoriamento Remoto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2009-09-10

Cómo citar

NASCIMENTO, D. T. F.; SOUSA, S. B. de; OLIVEIRA, I. J. de. A relação entre os valores de temperatura superficial terrestre (TST), o uso e cobertura do solo e a topografia no município de Minaçu-GO- DOI 10.5216/ag.v3i2.7288. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 3, n. 2, p. 93–107, 2009. DOI: 10.5216/ag.v3i2.7288. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/7288. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

Artículos