Un naturalista imaginando el futuro – San Hilaire y el Sertão Cerrado de Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v14i3.64949Resumen
El presente texto es una reflexión sobre las narrativas del naturalista Saint-Hilare sobre el paisaje del cerrado, al pasar por Goiás en 1819. En su visión utilitaria hizo hincapié en la agricultura como una forma de salir de la crisis económica que la provincia estaba atravesando. Al mismo tiempo, cuando se enfrentó a la práctica de la quema para la siembra, dijo que el momento en que los brasileños lamentarían la extinción total de sus bosques no estaba lejos. Prenuncio de un futuro.
Palabras Clave: Viagero, Cerrado, Goiás.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).