Círio de Nazaré em Belém-PA: dimensão ribeirinha, expansão territorial e importância para o turismo na Amazônia - DOI 10.5216/ag.v8i3.28265
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v8i3.28265Resumen
Resumo
O presente artigo aborda a espacialidade do Círio de Nazaré em Belém-PA, metrópole da região amazônica. Utilizou-se como metodologia o levantamento bibliográfico referente a esta festividade, buscando a análise da dimensão ribeirinha desde as suas origens até a sua expansão para a Região Metropolitana de Belém, bem como a relação com a atividade turística.
Palavras-chave: Círio de Nazaré, dimensão ribeirinha, expansão territorial, turismo.
Abstract
This article discusses the spatiality of the Cirio de Nazare Procession, in Belem city, Para, a metropolitan area of the Amazon region. It was used as methodology the literature review on this holy festivity with an analysis of its riverside dimension with regards to its origins and to its expansion to the metropolitan region of Belem, as well as its relation to tourism activity.
Keywords: Círio de Nazaré procession, riverside dimension, territorial expansion, tourism.
Résumé
Cet article s'occupe de la spatialité de Cirio de Nazaré à Belém-PA métropole de la région amazonienne. A pris comme méthodologie la bibliographie concernant à cette fête en cherchant analyser la dimension au bord de la rivière dès ses origines jusqu'à son expansion dans la région métropolitaine de Belém, ainsi que sa relation avec le tourisme.
Mots-clés: Cirio de Nazaré, dimension de la rivière, expansion territoriale, tourisme.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).