Saquet, Marcos Aurélio. Por uma Geografia das territorialidades e das temporalidades: uma concepção multidimensional voltada para a cooperação e para o desenvolvimento territorial.
Resumen
Em Por uma Geografia das territorialidades e das temporalidades: uma concepção multidimensional voltada para a cooperação e para o desenvolvimento territorial, Marcos Aurélio Saquet levanta questões acerca da importância e necessidade do conhecimento geográfico em esclarecer aspectos do território e das territorialidades ligados ao espaço-tempo. Saquet esclarece que além dos recursos didáticos utilizados para pesquisar e analisar o território como os níveis escalares, é fundamental levar em conta os níveis temporais. Dessa forma, o autor faz uma análise do território a partir do movimento histórico e nas relações transmultiescalares. Para isso, Saquet dialoga com autores do Brasil e países como Itália e França para subsidiar sua análise sobre a relação espaço-tempo-território. Essas análises estão ligadas ainda, aos processos de desenvolvimento local/territorial a partir da participação, cooperação e preservação ambiental.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).