Paisagens em transformação: análise multitemporal da cobertura vegetal do Cerrado no entorno do lago Corumbá IV a partir do sensoriamento remoto
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v19i3.80149Resumo
O Cerrado desempenha um papel fundamental na conservação dos recursos hídricos, favorecendo o aumento da biodiversidade em sua área de abrangência. Para conservar esses recursos naturais, é fundamental a realização de estudos que possam mostrar espacialmente a evolução e distribuição da vegetação. Este artigo concentra-se na identificação das mudanças na cobertura vegetal nas proximidades do Lago Corumbá IV, causadas pela urbanização acelerada dessa paisagem e monitoradas por meio de imagens de satélite e do NDVI (Índice de Vegetação por Diferença Normalizada). A área de estudo abrangeu 1200 metros a partir de cada margem do Lago Corumbá IV em função de abrigar a formação de novos condomínios e apresentar graves problemas para a conservação e gestão ambiental. Utilizando uma série temporal de imagens de satélite (Landsat 5 para 2002, 2006 e 2011; e Landsat 8 para 2016 e 2022), os resultados demonstram claramente a progressiva fragmentação e a redução das áreas de cerrado. Essa degradação contínua na paisagem estudada aponta para a urgência de ações de conservação e manejo para mitigar os impactos e proteger o bioma.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).