Landscapes and visuality: geographies to look at
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v11i2.45923Abstract
Resumen
La noción de paisaje se asocia a la mirada. En cada escena visual, un fragmento de espacio se hace paisaje. Así los diversos territorios y lugares del mundo aparecen condensados en formatos visuales cada vez más diversificados a través de los medios de información y comunicación de la cultura contemporánea. En este trabajo queremos subrayar que los paisajes devienen de una construcción metodológica particular y no constituyen visiones neutras de cúmulos de elementos. Como los paisajes ilustran la relación entre espacio y vida social, nos importa especialmente tener en cuenta la articulación de referencias locales y globales; los actores sociales intervinientes y las tecnologías dominantes. A lo largo del texto se presentan indicadores para el análisis de los paisajes y recursos para la lectura de las composiciones paisajísticas. Se favorece la construcción e interpretación de múltiples datos, relatos, experiencias y/o testimonios que entrelazan el espacio íntimo y el espacio público, a fin de avanzar en una propuesta conceptual sobre la multiterritorialidad.
Palabras claves: paisaje, visualidad, contexto socio-cultural, análisis metodológico.
Resumo
A noção de paisagem está associada com o olhar. Assim, os vários territórios e lugares do mundo aparecem condensados em formatos visuais cada vez mais diversificados através dos meios de comunicação e cultura contemporânea. Neste trabalho enfatizamos que as paisagens se tornam uma construção metodológica particular e não são visões neutras de aglomerados de elementos. Como as paisagens ilustram a relação entre espaço e vida social, especialmente temos o cuidado de considerar a articulação de referências locais e globais; as partes interessadas e tecnologias dominantes. Ao longo do texto, são apresentados indicadores para a análise de paisagens e recursos para a leitura das composições paisagísticas. Serão priorizados a construção e interpretação de múltiplos dados, relatos, experiências e/ou depoimentos que entrelaçam o espaço íntimo e espaço público, a fim de avançar em uma proposta conceitual sobre multiterritorialidade.
Palavras-chave: paisagem, visualidade, contexto sócio-cultural, análise metodológica.
Abstract
The notion of landscape is associated with the look. In each visual scene, a fragment of space is made landscape. Thus the diverse territories and places of the world appear condensed in visual formats increasingly diversified through the means of information and communication of the contemporary culture. In this paper we want to emphasize that landscapes come from a particular methodological construction and are not neutral visions of lots of elements. As landscapes illustrate the relationship between space and social life, we especially care to take into account the articulation of local and global references; the intervening social actors and the dominant technologies. The text presents indicators for the analysis of landscapes and resources for reading landscape compositions. It enables the construction and interpretation of varied data, stories, experiences and testimonies that join the intimate space and the public space, in order to advance a conceptual proposal on multiterritoriality.
Keywords: landscape, visuality, socio-cultural context, methodological analysis.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).