Profile and characterization of a popular entrepreneurship neighborhood in Feira de Santana: sociospatial analysis of processes of complexification of the centralities in retailand services
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v10i2.39630Abstract
Resumo
O objetivo desta pesquisa é compreender e analisar os processos de complexificação de centralidades de comércio e serviços, por meio dos campos da produção e do consumo - inclusive cultural - em um bairro popular de Feira de Santana. Para tanto, foram articulados os métodos dialético e fenomenológico. Como procedimentos metodológicos realizou-se uma revisão bibliográfica, uma pesquisa documental e pesquisas diretas em campo: aplicação de questionários junto aos usuários de comércios e serviços e aos empreendedores no bairro do Tomba (quantitativa); realização de entrevistas com os empreendedores (qualitativa). Os resultados estão estruturados em quatro etapas: uma discussão sobre o conceito de classe média no Brasil, o processo histórico de formação do Tomba e sua consolidação como centralidade na cidade, uma discussão sobre consumidores e outra sobre empreendedores no bairro. As principais conclusões apontam que o comércio e os serviços neste bairro exercem uma grande atratividade local, tornando-se indispensáveis aos seus moradores devido a sua amplitude, à gama de comércio e serviços ofertados, à facilidade de acesso e aos preços acessíveis.
Palavras-chave: Empreendedorismo Popular; Ascensão Social; Análise Urbano-Regional; Bairro Popular; Feira de Santana.
Abstract
The main goal of this research was to understand and analyze the processes of complexification of the centralities in retailand services, through the fields of production and consumption - including cultural production - in a popular neighborhood in Feira de Santana, state of Bahia, Brazil. The main methodological procedures were a literature review and fieldwork, in which we pursued to accomplish a quantitative stage and a qualitative stage. On the first moment we applied questionnaires to consumers and to entrepreneurs in the neighborhood of Tomba, the second part consisted of interviewing entrepreneurs who were also respondents of the questionnaire. This article is structured in four topics: discussion of the concept of middle-class in Brazil; Tomba’s neighborhood historical process of establishment and its consolidation as a centrality in Feira de Santana; a discussion on the profile of the consumers; and a reflection on the profile of the entrepreneurs. The main results show that retailand services in Tomba perform a major local attraction, due to its variety, range, low prices and scope.
Keywords: Popular Entrepreneurship; Upward Social Mobility; Analysis Urban-Regional; Neighborhoods; Feira de Santana.
Resumen
El principal objetivo de esta investigación es comprender y analizar los procesos de complejización de la centralización de comercio y servicios, a través de los campos de producción y de consumo – incluyendo la cultura – en un barrio popular en Feira de Santana, estado de Bahia, Brasil. Los principales procedimientos metodológicos fueron la revisión bibliográfica y el trabajo de campo, en el que buscamos lograr una etapa cuantitativa y una etapa cualitativa. Al principio se realizaron cuestionarios a los consumidores y emprendedores y posteriormente, se entrevistaron los emprendedores del barrio de Tomba. Este artículo se estructura en cuatro tópicos: discusión sobre el concepto de clase media en Brasil; el proceso histórico de formación del barrio de Tomba en Feira de Santana y la consolidación de su rol central en la ciudad; una discusión del perfil de los consumidores y otra sobre los emprendedores. Los principales resultados muestran que el comercio y los servicios en Tomba ejercen un gran atractivo local, debido a su variedad, facilidad de acceso y precios bajos.
Palavras clave: Emprendimiento Popular; Ascenso Social; Análisis Urbano Regional; Barrios Populares; Feira de Santana.
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