Territorial dynamics of nodal axes commanding road logistics agribusiness in the Brazilian Midwest
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v8i2.29642Abstract
Resumo
Em análise estruturada a partir da teoria do espaço geográfico, este artigo pretende demonstrar as peculiaridades e dinâmicas territorias que corroboram a inserção dos eixos nodais Cuiabá-Rondonópolis (MT), Jataí-Itumbiara (GO) e Campo Grande-Dourados (MS), situados na Região Centro-Oeste do Brasil, como centralidades da rede geográfica do transporte rodoviário de carga, cuja configuração territorial é composta por linhas e nodais que em seu conjunto expressam a organização e estruturação desta atividade na formação socioespacial brasileira e evidenciam um processo de seletividade espacial que privilegiou certos pontos e áreas em detrimento de outros, demarcado pela concentração e atuação de seus agentes.
Palavras-chave: transporte rodoviário de carga, circulação, nodal e seletividade espacial.
Abstract
In structured analysis from the theory of geographical space, this article aims to demonstrate the peculiarities and territorial dynamics that confirmed the insertion of the nodal axes Cuiabá-Rondonópolis (MT), Jataí-Itumbiara (GO) and Campo Grande-Dourados (MS), located in Brazilian Midwest, like centralities of road freight transport geographical network, whose territorial configuration consists of nodals and lines which together express the organization and structuring of this activity in the Brazilian social and spatial formation and show a selective spatial process that privileged certain points and areas in detriment of others, marked by concentration and action of its agents.
Keywords: road freight transport, circulation, nodal and spatial selectivity.
Resumen
En análisis estructurada desde la teoría del espacio geográfico, este artículo tiene como objetivo demostrar las particularidades y dinámicas territoriales en que se basa la inserción de los ejes nodales Cuiabá-Rondonópolis (MT), Jataí-Itumbiara (GO) y Campo Grande-Dourados (MS), ubicados em la Región Centro-Oeste de Brasil, como centralidades de la red geográfica del transporte de carga por carretera, cuya configuración territorial consiste en líneas y nodos que en conjunto expresan la organización y estructuración de esta actividad en la formación socio y espacial brasileña y evidencian un proceso de selectividad espacial que favorece ciertos puntos y áreas en detrimento de otros, marcado por la concentración y acción de sus agentes.
Palabras clave: transporte de carga por carretera, circulación, nodo y selectividad espacial.
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