O uso do solo e as mudanças microclimáticas: estudo do campo térmico e higrométrico - DOI 10.5216/ag.v6i2.16233
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v6i2.16233Abstract
Atualmente, a crescente urbanização tem gerado sérios problemas ambientais, que refletem na qualidade de vida das pessoas. No local de estudo, o uso do solo tem sido transformado, as áreas verdes estão dando espaço às edificações, sem estudo prévio de como estas modificações afetariam o comportamento do seu microclima. Dessa forma o objetivo desse trabalho foi de analisar em dois períodos, chuvoso e seco, em três horários, 8h, 14h e 20h, a variabilidade espacial e temporal da temperatura do ar e da umidade relativa do ar no campus de Cuiabá da Universidade Federal de Mato Grosso. Quanto à variabilidade temporal, os resultados revelaram que os dois períodos de coleta apresentaram valores e comportamentos distintos. Em relação à variabilidade espacial foi observado que a temperatura do ar e da umidade relativa do ar estiveram correlacionadas com os tipos de uso do solo. Em que as áreas cobertas por vegetação apresentaram os menores valores médios de temperatura do ar e os maiores valores médios de umidade relativa, enquanto que as áreas cobertas por pavimento asfáltico apresentaram o inverso. Portanto, observa-se a urgente necessidade de se planejar a área de estudo em relação ao seu ambiente climático.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).