O conceito de território e o fetichismo do poder- DOI 10.5216/ag.v4i2.9914
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v4i2.9914Resumo
Este texto faz uma reflexão acerca da relação existente entre os conceitos de território e poder. Faz inicialmente uma discussão apresentando como o conjunto dos autores que se dedicaram à discussão do conceito de território o vêem como uma emanação do poder. Não existe, na leitura destes autores, formas de constituição de territórios que não sejam mediadas pelo poder. Denominamos esta interpretação de fetichismo do poder. O fetichismo consiste na perca por parte dos sujeitos tanto do controle sobre suas ações quanto da perda de controle sobre os produtos de sua criação. Na consciência fetichista, os produtos passam a ser os criadores. Para superar o fetichismo do poder, sugerimos a distinção entre territórios autoritários (mediados pelo poder) e territórios libertários (mediados pelo coletivismo, solidariedade e igualdade concreta). Constatamos que os territórios autoritários são banais em nossa sociedade ao passo que os libertários só se constituem em momentos de contestação da sociedade capitalista. Demonstramos que a relação entre poder e território não pode ser compreendida como unívoca ou necessária, mas tão somente como histórica e transitória. Da mesma forma que foi produzida historicamente, pode e deve ser superada com o desenrolar histórico das sociedades humanas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-05-13
Como Citar
MAIA, L. O conceito de território e o fetichismo do poder- DOI 10.5216/ag.v4i2.9914. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 4, n. 2, p. 169–189, 2010. DOI: 10.5216/ag.v4i2.9914. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/9914. Acesso em: 18 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).