Goiânia(s): Uma discussão sobre representações sociais e identidades conferidas à capital goiana - DOI 10.5216/ag.v4i2.9909
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v4i2.9909Resumo
Este artigo discute alguns referenciais teóricos e conceituais da categoria “representações sociais”. Discute também as representações sociais produzidas e/ou veiculadas pela imprensa escrita e pela publicidade turística sobre a cidade de Goiânia. Essas representações, que usam como pano de fundo principalmente as características paisagísticas do espaço urbano, dão subsídios à construção de várias imagens sobre a cidade e lhe atribui identidades. Elas, contudo, provavelmente, configuram a situação apontada por Penna (1992) como alter-atribuição de identidade. São classificações originadas na exterioridade do grupo, no modo como Goiânia é reconhecida por determinados agentes sociais. Cabe, portanto, entender como a cidade é pensada e representada por seus moradores.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-05-13
Como Citar
DA SILVA, C. A.; DE ALMEIDA, M. G. Goiânia(s): Uma discussão sobre representações sociais e identidades conferidas à capital goiana - DOI 10.5216/ag.v4i2.9909. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 4, n. 2, p. 86–106, 2010. DOI: 10.5216/ag.v4i2.9909. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/9909. Acesso em: 19 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).