Ecoturismo e agropecuária no Cerrado goiano: potencialidades, desafios e contradições no município de Caiapônia (GO)
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v19i2.83559Resumo
O artigo analisa as interações entre o ecoturismo e a agropecuária no município de Caiapônia (GO), localizado no bioma Cerrado, com foco nas tensões entre conservação ambiental e uso econômico do território. A partir de uma abordagem qualitativa e do uso do estudo de caso, a pesquisa combina levantamento bibliográfico, análise documental, produção cartográfica e observações de campo. O trabalho problematiza a conversão do potencial natural em produto turístico sustentável, discutindo a ausência de planejamento, a informalidade da atividade turística e o avanço da agropecuária como fatores limitantes. A análise revela contradições entre o discurso da sustentabilidade e a realidade prática, ressaltando a importância de políticas públicas, participação comunitária e infraestrutura adequada para o fortalecimento do ecoturismo como alternativa de desenvolvimento territorial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).