Unidades de Conservação em áreas urbanas: uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v19i3.82238Resumo
As Unidades de Conservação (UCs) em áreas urbanas são implantadas para preservação da biodiversidade, melhoria da qualidade do ar, proteção dos recursos hídricos, e para educação ambiental, dentre outros. Este artigo apresenta uma revisão de literatura sobre as UCs em áreas urbanas, com o foco na análise quantitativa das publicações e dos aspectos metodológicos. Para tanto, empregou-se a metodologia sob a perspectiva bibliométrica usando as strings environmental protected area* in cities, manipuladas no software R com o pacote Bibliometrix e análise no site Biblioshiny. A perspectiva sistemática envolveu a seleção de artigos que utilizaram análise por modelagem geográfica. Os principais resultados revelaram 2.874 artigos, de 1975 a 2023, sendo que o crescimento constante ocorreu a partir do ano de 2001. Os autores com maior número de publicações e também com maiores impactos são chineses. Por consequência, a China é o país que possui o maior número de artigos publicados sobre o tema. Por fim, observou a valorização do uso dos sistemas de informação geográfica para estudos de UCs em áreas urbanas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).