Entre o discurso espacial e os conflitos na produção do espaço urbano: a segregação sócioespacial no Residencial Montanini em Três Lagoas-MS
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v19i2.81486Resumo
Tem-se por pressuposto de que a cidade é reflexo da sociedade que a produz, logo, produzida por uma sociedade capitalista, apresenta-se contraditória e desigual, onde as necessidades de cada indivíduo estão subordinadas aos interesses capitalistas. Nesta direção, o objetivo do presente artigo é identificar os conflitos existentes entre o discurso espacial/ marketing urbano promovido para o Residencial Montanini em Três Lagoas-MS e seu processo de produção do seu espaço. Para tanto, analisa os papéis desempenhados pelo Estado enquanto mantenedor das condições gerais de produção e ampliação da reprodução do capital e dos promotores imobiliários a partir da adoção de pressupostos do marketing urbano e do discurso espacial. Estratégias essas que apontam o alinhamento das políticas públicas recentes com os interesses do capital imobiliário, criando, como no caso do Residencial Montanini, condições indutoras de segregação sócioespacial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).