Telecomunicações no Brasil, privatização do Sistema Telebrás e suas implicações em Goiás e no Tocantins (1990-2022)
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v18i2.78892Resumo
O presente estudo aborda as mudanças de ordem técnica, institucional e espacial que permearam o processo de privatização do Sistema Telebrás (STB), deflagrado na segunda metade dos anos 1990, e seus impactos sobre a capilaridade das redes e dos serviços em telecomunicações nos estados de Goiás e do Tocantins, até os dias atuais. Os procedimentos metodológicos basearam-se na revisão dos marcos regulatórios que ampararam as transformações do setor e no levantamento de dados secundários disponibilizados em publicações de órgãos oficiais, a exemplo dos anuários estatísticos do IBGE e da base de dados abertos presentes nos sítios da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Os resultados revelam que o sentido territorial das modernas redes de telecomunicação em Goiás e no Tocantins obedecem a uma seletividade espacial baseada na densidade do mercado e no imperativo por atender, ainda que de modo limitado, às metas de universalização propostas pela agência reguladora.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).