Aceleração contemporânea à luz da revolução tecnológica: uma abordagem sobre acumulação capitalista por meios digitais
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v17i2.77822Resumo
Não há dúvidas de que a atual organização socioespacial é estruturada pela interação entre as novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), que assumiram importantes funções nos processos de reestruturação social, econômica, produtiva e territorial. Compreender as mudanças induzidas pelo desenvolvimento e aprimoramento tecnológico constitui o principal objetivo deste artigo, lançando luz sobre as novas formas de organização produtiva e acumulação de capital, influenciadas pelas novas mídias e plataformas digitais. Tal discussão é apresentada considerando que a revolução tecnológica abasteceu o potencial evolutivo das relações, do viver e sentir no âmbito do novo regime de acumulação capitalista, caracterizado pela apropriação e exploração de dados.
Palavras-chave: Tecnologia de Informação e Comunicação; economia digital; plataformas digitais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).